APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português

A Á Â B C D E Ê F G H I Í J K L M N O Ó Ô P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "E"

elevação
Definição1
(a) Altura de um ponto qualquer da superfície da terra; (b) ângulo entre o plano horizontal do observador e a linha oblíqua do observador ao ponto considerado (abreviação para ângulo de elevação).
Fonte1
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto ABNT 08;020.30-009-1: aeronáutica e espaço – vocabulário – parte 1 – aeronaves. Rio de Janeiro, 2011. ABNT
Definição2
Distância vertical (H) de um ponto ou nível sobre a superfície terrestre ou fixado a esta superfície, medida a partir do nível médio do mar.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas VFR. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=4015. Acesso em: 03 set. 2014
Nota adicional1
Será indicada, na margem da carta, a elevação (em pés) do ponto mais alto encontrado na área abrangida, além da sua posição geográfica, com uma margem de erro de +/- 5', conforme figura.
Nota adicional2
As informações fornecidas para este termo são resultantes de trabalhos de pesquisa do DECEA em cooperação com a ANAC.
Subárea
Navegação Aérea
Narrower Term
elevação do aeródromo
Imagem

 Figura 42 - Indicação do ponto mais alto.

MACAR VFR.

Fonte: BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MACAR: manual de confecção de cartas aeronáuticas. Cartas VFR. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/download.cfm?d=4015. Acesso em: 03 set. 2014.