APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Inglês

( A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

consciência situacional
Definição1
A Consciência Situacional é caracterizada pela percepção dos elementos no ambiente de trabalho dentro de um volume de tempo e espaço, a compreensão do significado desses elementos e a projeção dessa situação em um futuro próximo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. MCA 63-15: proteção ao voo: manual de fatores humanos no gerenciamento da segurança operacional no SISCEAB. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3838. Acesso em: 06 ago. 2014.
Nota adicional2
Sigla em português: CS.
Contexto
As coordenações que devem existir entre as aeronaves operando nessas circunstâncias são efetuadas na frequência divulgada pelo ROTAER, na qual funciona o AFIS do aeródromo em questão; logo, todas as aeronaves que lá operam, estejam no solo ou em voo, devem manter escuta permanente dessa frequência, a fim de que seja mantido um elevado nível de consciência situacional de todos os pilotos envolvidos nessas operações, a fim de conhecerem os tráfegos em evolução e se fazerem conhecidos
Subárea1
Segurança da Aviação/Operacional
Related Term
alerta situacional
Inglês
situational awareness