APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

altitude mínima de descida
Definição1
Significa a menor altitude, especificada em um procedimento de aproximação por instrumentos, para a qual a descida é autorizada na aproximação final, ou durante uma manobra de circulação para pouso, até que o piloto aviste uma referência visual requerida para o aeródromo onde pretende pousar.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
É a menor altitude à qual uma aeronave pode descer durante a execução de um procedimento de aproximação para pouso, a partir da qual o piloto deve avistar a pista e completar o pouso em condições visuais; caso isso não ocorra, deve-se iniciar o procedimento de aproximação perdida (arremetida).
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Definição3
Altitude especificada em uma aproximação que não seja de precisão ou em uma aproximação para circular, abaixo da qual a descida não pode ser efetuada sem referência visual.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição4
Significa a mais baixa altitude, expressa em pés acima do nível médio do mar, para a qual a descida é autorizada na aproximação final ou durante o circuito de tráfego, na execução de um procedimento de aproximação padrão por instrumentos, onde não é fornecido o ângulo de planeio eletrônico; a menor altitude especificada em um procedimento de aproximação por instrumentos, para a qual a descida é autorizada na aproximação final, ou durante uma manobra de circulação para pouso, até que o piloto aviste uma referência visual requerida para o aeródromo onde pretende pousar.
Fonte4
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota adicional1
A aeronave não é autorizada a descer abaixo da MDA até que as vizinhanças da pista estejam à vista e a aeronave numa posição que permita uma descida para pouso normal.
Nota linguística
MDA é sigal do inglês: minimum descent altitude.
Broader Term
altitude
Espanhol
altitud mínima de descenso