APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "A"

altitude de decisão
Definição1
Em referência à operação de aeronaves, significa uma altitude específica em um procedimento de aproximação por instrumentos, na qual o piloto deve decidir se inicia imediatamente um procedimento de aproximação, caso não tenha avistado uma referência visual requerida, ou se prossegue na aproximação para pouso.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. [S.l.], 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Altitude especificada em uma aproximação de precisão, na qual deve ser iniciado um procedimento de aproximação perdida, caso não seja estabelecida a referência visual exigida para continuar a aproximação e pousar.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição3
Altitude específica na aproximação de precisão, na qual deve ser iniciada uma aproximação perdida caso não seja estabelecida a referência visual para continuar a aproximação e pousar.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. IAC 3208: instruções referentes à concessão da qualificação de operação ILS CAT II para pilotos. Rio de Janeiro, 1986. Disponível em: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/iac/IAC3208.pdf. Acesso em: 15 ago. 2011.
Definição4
Altitude específica na qual o piloto deve decidir, em um procedimento de aproximação por instrumentos, se inicia imediatamente um procedimento de aproximação perdida (arremetida), caso não tenha uma referência visual, ou, tendo obtido a referência visual exigida, se prossegue na aproximação para pouso.
Fonte4
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: http://www.decea.gov.br/cnsatm/glossario. Acesso em: 23 mar. 2012.
Nota adicional1
A DA é expressa em pés acima do nível médio do mar. [F1]
Nota adicional2
A referência visual exigida significa aquela parte dos auxílios visuais ou da área de aproximação que tenha estado à vista durante tempo suficiente para permitir que o piloto faça uma avaliação da posição da aeronave e seu deslocamento, em relação à trajetória de voo desejada. [F2]
Contexto
Dependendo da posição da pista, a aeronave fará uso dos auxílios que venham atender a necessidade específica de pouso, sendo que a altura de decisão será função do equipamento envolvido.
Subárea
Operações
Broader Term
altitude
Espanhol
altitud de decisión