APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "S"

sistema de aumentação baseado em terra
Sinônimos - Português
GBAS
Definição1
Sistema de segurança crítico que aumenta o serviço padrão de posicionamento do GPS e provê níveis de serviço aperfeiçoados.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Portaria nº 7/NOR2, de 5 de janeiro de 2012. Aprova a edição da Circular Normativa que estabelece critérios de inspeção em voo para os testes da Estação GBAS do Galeão. Boletim Interno Ostensivo, n. 12, 17 jan. 2012.
Definição2
Sistema que tem como objetivo reduzir certas limitações encontradas no sistema de satélites para navegação ou posicionamento (por exemplo, o GPS), que proporciona aos usuários melhorias na capacidade de navegação, com cobertura local da ordem de 20 a 30 km, provendo a capacidade para aproximação de precisão para todas as pistas de um aeroporto; o sistema de aumentação oferece maior precisão, integridade, disponibilidade e continuidade do serviço ao sistema de coberturas de satélite.
Fonte2
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Nota adicional1
O GBAS provê dois serviços: o serviço de aproximação de precisão e o serviço de posicionamento que fornece informação de posição horizontal para apoiar operações RNAV na área Terminal.
Nota adicional2
O GBAS preenche todos os requisitos de padrões existentes da OACI.
Nota linguística
GBAS é sigla do inglês: ground-based augmentation system.
Espanhol
sistema de aumentación basado en tierra