APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< radar de vigilância | radar de vigilância secundário | radar infravermelho >>
Back to: "R"

radar de vigilância secundário
Definição1
Sistema radar secundário que utiliza transmissores-receptores (interrogadores de solo e respondedores de bordo) e que se ajusta às especificações preconizadas pela OACI.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Definição2
Sistema de vigilância cooperativo do espaço aéreo que utiliza transmissores-receptores (interrogadores de solo e respondedores de bordo) e que fornece informações de identificação das aeronaves (Modo A) e altitude (Modo C) para os órgãos de controle de tráfego aéreo.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: http://www.decea.gov.br/cnsatm/glossario. Acesso em: 16 ago 2012.
Definição3
(1) Sistema radar secundário que usa os transceptores (interrogadores) e transponders a bordo de aeronaves, e que se ajustam às especificações da OACI; (2) sistema de radar no qual um sinal rádio emitido por uma estação radar provoca a transmissão de um sinal rádio de outra estação.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Nota linguística
SSR é sigla do inglês: secondary surveillance radar.
Espanhol
radar secundario de vigilancia