APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

<< sistema de comunicações e relatório de aeronaves | sistema de comunicações, navegação e vigilância/gerenciamento do tráfego aéreo | sistema de detecção de tesoura do vento >>
Back to: "S"

sistema de comunicações, navegação e vigilância/gerenciamento do tráfego aéreo
Definição1
É o conceito adotado desde 1991 para o novo sistema de comunicações, navegação, vigilância e gerenciamento do tráfego aéreo. É apoiado em tecnologias digitais, sistemas de base terrestre e satelital e avançados níveis de automação, requeridos para proporcionar uma gestão de tráfego aéreo mundialmente eficaz, segura e harmonizada. O sistema CNS/ATM faz uso das tecnologias mais recentes e permite aumentar a segurança e a capacidade do sistema de transporte aéreo.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CNS/ATM Glossário. Disponível em: http://www.decea.gov.br/cnsatm/glossario. Acesso em: 10 ago 2012.
Fonte2
INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION. Commercial Aviation Safety Team. Common Taxonomy Team. Aviation common taxonomy official site. Montreal, 2007. Disponível em: http://www.intlaviationstandards.org/. Acesso em: 13 set. 2010.
Nota linguística
CNS/ATM é sigla do inglês: communications, navigation and surveillance/air traffic management.
Espanhol
comunicaciones, navegación y vigilancia/gestión del tránsito aéreo