APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "H"

heliporto
Definição1
Heliponto público, dotado de instalações e facilidades para apoio às operações de helicópteros e de processamento de passageiros e/ou cargas.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Consideram-se heliportos os helipontos públicos, dotados de instalações e facilidades para apoio de operações de helicópteros e de embarque e desembarque de pessoas e cargas.
Fonte2
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Aviação civil: Código Brasileiro de Aeronáutica. Rio de Janeiro: DAC, [1986]. 82 p.
Definição3
Área ao nível do solo ou elevada sobre uma estrutura que é usada para pouso e decolagem de helicóptero; inclui algumas ou todas as instalações para a operação de helicópteros, como sala de espera, reabastecimento de combustível, equipes de manutenção etc.
Fonte3
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Fonte4
EMBRAER. Embraer Technical Dictionary = Dicionário Técnico Embraer. São José dos Campos, SP, 06 aug. 2001. 1 CD-ROM. (Version 1.0).
Narrower Term
heliporto de alternativa
heliporto elevado
Espanhol
helipuerto
Imagem

 Helipuerto en las Cataratas del Niagara, Ontario, Canada.

Helipuerto en las Cataratas del Niagara, Ontario, Canada.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Heliport_Niagara_Falls_Ontario.jpg