APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "C"

certificação
Sinônimos - Português
homologação
Definição1
Processo complementar ao de homologação para os aeródromos enquadrados na seção 139.101 do RBAC 139, no qual a ANAC, após as verificações de conformidade com a legislação em vigor, emite o Certificado Operacional de Aeroporto com titularidade pelo operador de aeródromo, atestando o cumprimento dos requisitos de segurança operacional.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 139: certificação operacional de aeroportos. Brasília, 2009. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
(1) Autorização inscrita ou associada a uma licença, em que se especificam as condições especiais, atribuições ou restrições referentes à dita licença. Sin.: classificação; (2) testes realizados com modelos de aviões com o fim de medir seus desempenhos e qualidades de voo, a fim de fixar os parâmetros necessários para serem introduzidos nos aviões reais.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
1. Referindo-se a produtos aeronáuticos, significa a confirmação pela autoridade competente, de que o produto está em conformidade com os requisitos aplicáveis estabelecidos pela referida autoridade; 2. referindo-se a empresas, significa o reconhecimento pela autoridade competente, de que a empresa tem capacidade para executar os serviços e operações a que se propõe, de acordo com os requisitos aplicáveis estabelecidos pela referida autoridade.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Perguntas frequentes (FAQ). Disponível em: http://www2.anac.gov.br/certificacao/Diversos/FAQ.asp# 1. Acesso em: 11 maio 2012.
Espanhol
certificación