APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "N"

noite
Definição1
Significa o período entre o fim do crepúsculo civil vespertino e o início do crepúsculo civil matutino; o primeiro tem seu fim e o segundo tem seu início quando o centro do disco solar atinge 6 graus abaixo do horizonte.
Fonte1
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. RBAC 01: regulamentos brasileiros de aviação civil. Definições, regras de redação e unidades de medida. Brasília, 2008. (Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil)
Definição2
Período compreendido entre as horas do pôr e do nascer do sol, oficialmente publicadas pelo Observatório Nacional, sendo que o crepúsculo legal termina à tarde quando o centro do disco do sol se encontra a 6 graus abaixo do horizonte e começa pela manhã quando o centro do sol se acha a 6 graus abaixo do horizonte.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
Período compreendido entre as horas do pôr-do-sol e do nascer-do-sol.
Fonte3
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. ICA 100-12: regras do ar e serviços de tráfego aéreo. Rio de Janeiro, 2006. 256 p.
Fonte4
EMBRAER. Embraer Technical Dictionary = Dicionário Técnico Embraer. São José dos Campos, SP, 06 aug. 2001. 1 CD-ROM. (Version 1.0).
Contexto
Os aeródromos que operam sob Regras de Voo Visuais (VFR) e/ou por Instrumentos(IFR), mas cujos serviços ATS não operam H24, funcionam à noite somente nos horários em que os órgãos ATS estiverem em funcionamento.
Subárea
Informação Aeronáutica
Espanhol
noche
Imagem

 Ejemplo de la tierra de noche (tierra hipotética), donde se ven las luces producidas por todo el planeta.

Ejemplo de la tierra de noche (tierra hipotética), donde se ven las luces producidas por todo el planeta.

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Earthlights_dmsp.jpg?uselang=es