APRESENTAÇÃO
METODOLOGIA
DICIONÁRIOS
FONTES
CONTATO

Português/Espanhol

A Á Â B C D E F G H I Í J K L M N O Ó P Q R S T U V W X Y Z

Back to: "F"

fixo
Definição1
Posição geográfica determinada por referência visual em relação à superfície, por referência a um ou mais auxílios-rádio à navegação, por plotagem astronômica ou outro método de navegação.
Fonte1
BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Aviação Civil. Instituto de Aviação Civil. MMA 58-1: glossário de termos técnicos de aviação civil. Rio de Janeiro, 1989.
Definição2
(1) Ponto de interseção de duas ou mais linhas de posição (marcações) sobre uma carta ou mapa, que serve para determinar a posição de uma aeronave; (2) posição geográfica determinada por referência visual com a superfície em relação a um ou mais auxílios-rádio, referente à plotagem celeste ou por qualquer outro aparelho de navegação.
Fonte2
ANTAS, Luiz Mendes. Glossário de termos técnicos. São Paulo: Traço, 1979. 756 p. (Coleção Aeroespacial; t. 1.)
Definição3
Lugar geográfico especificado (por exemplo, uma determinada distância e direção de uma cidade ou de uma estação de rádio) em relação ao qual um aeronave pode notificar sua posição a um órgão de controle ou informação de voo.
Fonte3
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (Brasil). Regulamento Brasileiro de Aviação Civil: RBAC n. 121: requisitos operacionais: operações domésticas, de bandeira e suplementares. Brasília, 2010. Disponível em: http://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC121EMD00CONS2010NOV .PDF. Acesso em: 06 mai. 2016.
Fonte4
TROCANDO em miúdos: dicionário de termos aeronáuticos: gerenciamento do tráfego aéreo. São Paulo: C&R Editorial, 2010.
Nota adicional1
Ver também ponto de notificação.
Nota adicional2
Em princípio, aeronaves voando em área de cobertura radar e recebendo serviço de controle de tráfego aéreo baseado na informação radar estão dispensadas de notificar a sua posição.[F3]
Contexto
Na determinação do peso de decolagem, assume-se que o avião passará sobre a obstrução crítica após a falha do motor em um ponto mais distante dessa obstrução do que o fixo de posição de rádio-navegação mais próximo.
Espanhol
fijo