Você sabia que...
- O motor do 14-Bis foi adaptado de um modelo usado em lanchas. O trem de pouso foi feito com rodas de bicicleta e o piloto ficava num cesto parecido com o de um balão.
- As partes do 14-Bis eram presas com cordas de piano e o revestimento era de seda impermeabilizada com cera de abelha.
- Santos Dumont instruiu a primeira mulher a voar sozinha. Após três lições, em 29 de junho de 1903 a jovem cubana Aída D’Acosta decolou em um dirigível construído por ele, nos céus de Paris.
- Além de ter aprimorado o desenho de suas aeronaves, Santos Dumont criou um deslizador aquático, uma espécie de aerobarco.
- Antigamente, usavam-se relógios de bolso. Um dia, o aviador brasileiro Santos Dumont amarrou um no pulso para contar seu tempo de voo. A ideia deu certo e ele pediu ao joalheiro Louis-Joseph Cartier que criasse um novo modelo. Foi assim que, em 1907, o francês Cartier inventou o relógio de pulso.
- Depois do 14-Bis, Santos Dumont construiu o Demoiselle, um avião um pouco mais leve, no qual voava todos os dias.
- Em Petrópolis, no Rio de Janeiro, fica a casa de verão de Santos Dumont. Projetada por ele mesmo, é conhecida como A Encantada e tem detalhes curiosos, como os degraus das escadas recortados em forma de raquete — só dá para começar a subir ou descer com o pé direito. Hoje a casa é um museu, aberto para visitantes.
- Uma das mais curiosas e interessantes excentricidades do inventor brasileiro eram os jantares aéreos que começou a oferecer aos amigos no final de 1890. No começo, mesas e cadeiras normais pendiam do teto presas a cabos de aço no alto pé-direito do seu apartamento no Champs-Elysées.
- Recebeu o primeiro brevê de piloto do mundo.
- Faleceu em 23 de julho de 1932 no balneário paulista de Guarujá.
|