A ANAC
 
IDEALIZAÇÃO E EVOLUÇÃO DO SGSO
 
O SGSO diz respeito à tomada de decisão em toda organização
 

Melhorias tecnológicas têm feito grandes contribuições para a segurança em diferentes atividades que envolvem a produção de bens e serviços.  Porém, a melhoria da segurança envolve também mudança de atitudes e o conhecimento do ambiente ao seu redor. Reconhecer que existem muitas oportunidades para se evitar acidentes é o primeiro passo para a mudança de atitudes, evoluindo de um sistema que funciona de modo apenas reativo para outro que passa a operar de modo preventivo e mesmo preditivo no que diz respeito à identificação de perigos a e, conseqüentemente, ao gerenciamento otimizado dos riscos envolvidos.

A segurança operacional só funcionará de conseguir atingir desde o nível mais alto da organização até suas tarefas mais simples. Todos, desde o presidente ou diretor, até o piloto, o mecânico, a recepcionista ou o assistente de rampa têm um papel importante a desempenhar.

O SGSO diz respeito a processos definidos com o objetivo de orientar uma tomada de decisão eficaz baseada na análise de dados de segurança operacional coletados em diversos níveis e de modo contínuo pela organização. Assim, ele deve ser uma ferramenta para auxiliar nas decisões e não um programa de segurança tradicional, separado e distinto dos negócios.

Evolução da Gestão de Segurança

O Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) é o produto de uma evolução contínua da segurança operacional da aviação. Os pioneiros da aviação tinham pouca experiência prática, não possuíam uma vasta regulação de segurança ou amplos conhecimentos em engenharia para orientá-los. Desde então, uma regulação mais cuidadosa, maior experiência operacional e melhorias na tecnologia têm contribuído para ganhos significativos em matéria de segurança operacional.

Num primeiro momento da aviação, visando maior segurança para os voos, o foco era orientado, sobretudo para os fatores tecnológicos, ou seja, os equipamentos. Posteriormente, o interesse voltou-se para os fatores humanos/operacionais, focado no desempenho individual e da tripulação. Porém, na busca da melhoria da segurança, tornou-se necessário considerar a segurança aérea como mais do que apenas o avião e seus pilotos (homem e máquina), devendo abordar todas as partes do sistema. O foco passou a abranger também os fatores organizacionais.

Uma análise cuidadosa de um acidente ou incidente aeronáutico pode revelar múltiplas oportunidades de ações que poderiam ter quebrado uma determinada cadeia de eventos e impedir a ocorrência. O conceito de acidente organizacional foi desenvolvido de maneira que a análise de um dado evento de segurança operacional considerasse os fatores causais como relacionados às atitudes e decisões organizacionais, perpassando os vários níveis e os diferentes processos de uma organização e não apenas limitando as ações no sentido de reforçar uma última linha de defesa que teria falhado. O SGSO surgiu como uma abordagem para melhorar a segurança operacional ao nível organizacional.

O Papel da Organização na Gestão da Segurança Operacional

O SGSO exige que a própria organização faça uma análise de suas operações e suas decisões. O sistema permite que a organização possa se adaptar às mudanças, à complexidade do sistema e à limitação dos recursos disponíveis. O SGSO também promove a melhoria contínua da segurança através de métodos específicos para identificar perigos a partir de relatos voluntários e de coleta proativa de dados. As organizações utilizam essas informações para analisar, avaliar e controlar os riscos.

O SGSO ajuda as organizações a cumprir os regulamentos existentes, definindo as ações futuras, compartilhando conhecimentos e informações. Finalmente, o SGSO inclui requisitos para reforçar as atitudes de segurança da organização, mudando a cultura de segurança operacional de diretores, gerentes e funcionários. Todas estas mudanças são projetadas para levar a organização do pensamento reativo ao pensamento preditivo.

Benefícios do SGSO
O SGSO tem recebido um amplo apoio da comunidade de aviação por se tratar de um método eficaz, que pode oferecer a segurança operacional sem comprometer os benefícios financeiros.

A estrutura do SGSO fornece às organizações um conhecimento mais amplo sobre seu ambiente operacional, gerando ganhos de eficiência do processo e evitando custos desnecessários. Determinadas organizações descobriram que os benefícios começam a se materializar ainda nas fases iniciais de implantação reativa e ao evoluir para as fases pró-ativa (preventiva) e preditiva, as vantagens se tornam ainda mais expressivas.
 
Voltar